twitter

Treinador do Moreirense vinca equipa no “bom caminho” antes de receber Tondela

Treinador do Moreirense vinca equipa no “bom caminho” antes de receber Tondela
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 10 de janeiro de 2026, às 14:15

Jogo realiza-se amanhã, às 18h00

O treinador Vasco Botelho da Costa afirmou hoje que o Moreirense está no “bom caminho”, em resultados e exibições, antes de receber domingo o Tondela, num jogo em atraso da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Sétima classificada, com 24 pontos após 16 jogos, a equipa de Moreira de Cónegos tem a oportunidade de concluir a primeira volta no sexto posto, com os mesmos 27 pontos do Sporting de Braga, quinto classificado, caso vença os beirões em partida agendada para as 18:00.

“Olhamos para a equipa, do ponto de vista coletivo e individual, no início do campeonato e agora, e vimos crescimento. Temos de ter evolução, mas também de traduzir isso em pontos. Isso [a pontuação] diz que estamos no bom caminho. Mas o mais difícil é mantermo-nos no bom caminho. Temos de continuar a trabalhar”, disse, na antevisão à partida.

O treinador, de 36 anos, acrescentou que o registo pontual deixa os ‘cónegos’ “muito confortáveis” para a concretização do “grande objetivo”, a manutenção, apesar de não “pensar muito nos pontos a conquistar”, nem se ‘agarrar’ aos que já conquistou.

Agradado com o facto de regressar ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, onde o Moreirense competiu pela última vez em 14 de dezembro de 2025, na goleada sofrida ante o Benfica (4-0), o ‘timoneiro’ dos minhotos alertou que o Tondela melhorou desde que Cristiano Bacci assumiu o comando técnico, em novembro.

“Na minha opinião, está mais competente desde a troca da equipa técnica. É uma equipa muito tática, com muito ataque à profundidade, muito jogo de corredores, muito cruzamento. Na nossa casa, temos de estar muito atentos e de ter pragmatismo”, observou.

Ciente de que a formação ‘auri-verde’, 17.ª classificada, com 12 pontos, tem “muita crença” e “muita competência” em diferentes momentos do jogo, Vasco Botelho da Costa reconheceu que o facto de Bacci ter orientado o Moreirense na segunda metade da época transata e conhecer os jogadores tem “sempre a sua dose de importância”, mas vincou que as “dinâmicas” do plantel a seu cargo são outras.

Sem hipótese de manter Dinis Pinto no lado direito da defesa, fruto do castigo pela acumulação de cinco cartões amarelos, o treinador disse que vai recuar Diogo Travassos, habitualmente utilizado no ataque, mas recusou adiantar quem vai ser a novidade na frente.

Vasco Botelho da Costa comentou também a saída do extremo Joel Jorquera, emprestado ao Múrcia, do terceiro escalão espanhol, mostrando-se compreensivo com o facto de o jogador não estar “plenamente satisfeito” com o tempo de utilização.

“Luto muito pela felicidade deles [jogadores], mas o primeiro objetivo é ajudar o Moreirense. Costumo dizer a brincar que há 11 que ajudo muito, cinco que ajudo mais ou menos e sete ou oito que não consigo ajudar nada. Quando um jogador não está plenamente satisfeito, eu compreendo, porque a carreira deles é curta”, realçou.

O Moreirense, sétimo classificado da I Liga portuguesa, com 24 pontos, recebe o Tondela, 17.º e penúltimo, com 12, em partida agendada para domingo, às 18:00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, no concelho de Guimarães, com arbitragem de Sérgio Guelho, da associação da Guarda.