twitter

Canonização de Carlo Acutis remarcada para 7 de setembro

Canonização de Carlo Acutis remarcada para 7 de setembro
Fotografia Jorge Oliveira

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 14 de junho de 2025, às 18:36

A paróquia de Duas Igrejas, em Vila Verde, já tem muitos devotos do Santo das novas tecnologias

O Papa Leão XIV presidiu, por estes dias, ao Consistório Ordinário Público para a Canonização de nove Beatos e decretou que o jovem Pier Giorgio Frassati e o adolescente Carlo Acutis vão ser canonizados no mesmo dia, numa nova data. Trata-se da remarcação da canonização de Carlo Acutis, após o adiamento na sequência da morte do Papa Francisco.

A paróquia de Duas Igrejas, Vila Verde, Arquidiocese de Braga, que já tinha cerimónia marcada para o acontecimento, acabou por não a desmarcar, inaugurando um monumento a Carlo Acutis. Um santo da juventude já com muitos devotos naquela paróquia.
«Durante o Consistório, o Papa decretou que o Beato Pier Giorgio Frassati, juntamente com o Beato Carlo Acutis, serão registados no Registo dos Santos no domingo, 7 de setembro de 2025».
Recorde-se que o beato Pier Giorgio Frassati, que nasceu em Turim (Itália), a 6 de abril de 1901, ia ser canonizado no Jubileu dos Jovens do Ano Santo 2025, que vai decorrer de 28 de julho a 3 de agosto de 2025. 
De referir que, Carlo Acutis, que foi vítima de leucemia, foi apresentado desde logo como modelo de santidade e um «génio da informática»; a sua beatificação foi celebrada em outubro de 2020, em Assis, sendo considerado pelo Papa como um modelo de «santidade da porta ao lado».