twitter

Barcelos promove vinhos do concelho na Frente Ribeirinha

Barcelos promove vinhos do concelho na Frente Ribeirinha galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Redação

Publicado em 28 de junho de 2026, às 16:38

Evento “Barcelos Entre Vinhos” convida a provar, saborear e celebrar junto ao Cávado.

A Frente Ribeirinha de Barcelos recebe este domingo, até às 21h00, as atividades do segundo dia da iniciativa “Barcelos Entre Vinhos”, um novo evento dedicado à promoção dos vinhos do concelho, da gastronomia local e das tradições que fazem parte da identidade local.

Promovido pelo Município de Barcelos, o festival junta produtores, especialistas, profissionais da restauração e visitantes num programa que cruza provas comentadas, conversas, masterclasses, showcookings, música, experiências para famílias e momentos de descoberta.

Segundo a organização, o evento nasce com «o objetivo de valorizar os produtores do concelho, promover os vinhos locais e reforçar a atratividade turística de Barcelos através de uma programação diversificada, acessível e envolvente».

A proposta é «dar a conhecer o que se produz no território, aproximar o público dos seus protagonistas e criar uma experiência onde o vinho, a gastronomia, a cultura e a animação se encontram num ambiente de festa».

Inserido na grande Região dos Vinhos Verdes, Barcelos tem vindo a afirmar-se como «um concelho de forte vocação agrícola e vínica, onde a frescura, a leveza, a expressão aromática e a versatilidade gastronómica dos vinhos assumem especial destaque». 

«Os vinhos produzidos no concelho refletem a influência atlântica, a fertilidade dos solos minhotos e o saber de gerações que continuam a trabalhar a vinha com dedicação. Brancos vibrantes, rosés elegantes, tintos de perfil regional, espumantes e propostas cada vez mais diferenciadoras mostram a vitalidade de um território que merece ser descoberto no copo», explicam.

«O Barcelos Entre Vinhos nasce para celebrar os sabores e os saberes de um concelho onde a tradição continua viva e onde a autenticidade se sente à mesa, no copo e na hospitalidade das gentes», pode ler-se na nota de imprensa.