twitter

Valença celebrou S. Teotónio com forte envolvimento da comunidade

Valença celebrou S. Teotónio com forte envolvimento da comunidade
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 19 de fevereiro de 2026, às 18:44

O programa integrou momentos institucionais, religiosos e culturais

O concelho de Valença assinalou, ontem, o Feriado Municipal em honra de São Teotónio com um programa solene marcado pela forte participação da comunidade e pelo reforço da identidade valenciana.
As comemorações ganharam especial significado com a presença do Exército Português, que se associou às celebrações dedicadas ao seu padroeiro, sublinhando a ligação histórica e simbólica entre a instituição militar e o concelho.
O programa integrou momentos institucionais, religiosos e culturais, com destaque para a deposição de coroas de flores, o hastear das bandeiras e a homenagem aos soldados mortos. A missa solene, presidida por D. Sérgio Dinis, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, constituiu um dos pontos altos das celebrações.
A sessão solene do Feriado Municipal culminou na entrega das Medalhas e Distinções Municipais, distinguindo personalidades, associações e empresas pelo seu contributo para o desenvolvimento do concelho. Entre os homenageados estiveram a Joalharia Cachos, Hélder Vilarinho, várias associações locais e alunos distinguidos pelo mérito escolar.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Valença destacou «o caráter resiliente e empreendedor do povo valenciano», enaltecendo «as nossas gentes, as nossas empresas, as nossas associações e todos aqueles que, diariamente, constroem uma Valença mais forte, mais solidária e mais competitiva». O autarca sublinhou ainda que «celebrar o feriado municipal é afirmar a nossa identidade, honrar a nossa história e projetar o nosso futuro com ambição e confiança».
Organizadas pelo município de Valença, com a colaboração do Exército Português, da Junta de Freguesia de Ganfei, da Paróquia de Ganfei e da Confraria de São Teotónio, as comemorações do feriado municipal voltaram a afirmar-se como um momento maior da vida coletiva do concelho, reforçando a identidade, o orgulho e a coesão da comunidade valenciana.