twitter

Viana do Castelo ajuda a valorizar três igrejas do concelho

Viana do Castelo ajuda a valorizar três igrejas do concelho
Fotografia DR

Publicado em 23 de janeiro de 2026, às 20:10

O executivo da Câmara de Viana do Castelo aprovou a 1,ª fase do programa “Valorizar o Património” para 2026

O executivo da Câmara de Viana do Castelo aprovou a 1,ª fase do programa “Valorizar o Património” para 2026, que integra apoio financeiro para beneficiação de património religioso de três igrejas do concelho, num valor global de 201 mil euros.

A autarquia vai, assim, estabelecer protocolos de colaboração com as três instituições que serão beneficiadas. Serão, pois, atribuídos 150 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de São Romão de Neiva, para reabilitação da Igreja do Mosteiro de São Romão de Neiva. Foram também aprovadas duas verbas para a Paróquia de Santa Maria Maior – Sé, 20 mil euros para a segunda fase da requalificação da Sé Catedral e 25 mil euros para o restauro do órgão da Capela Norte da Sé Catedral. Para a Paróquia de Santa Eulália de Lanheses foram aprovados seis euros para colocação de vitrais nas janelas superior da Igreja.

De acordo com a proposta aprovada pelo executivo municipal, «o município tem como objetivos previstos no Plano de Atividades e Orçamento para 2026, em especial nas Grandes Opções do Plano, a Valorização do Património Cultural, a promoção de atividades e projetos culturais, a afirmação da identidade cultural do concelho, reforçar e alargar o trabalho dos museus municipais, centros interpretativos e núcleos museológicos». A autarquia afirma pretender ainda promover a identidade cultural, conservar o património material e imaterial, e valorizar a cultura e o turismo de Viana do Castelo.