twitter

Póvoa de Lanhoso foi ver exemplo inspirador para brincar na escola

Fotografia DR

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 21 de setembro de 2025, às 17:53

Autarquia investe em novo projeto

Os Serviços de Educação do Município da Póvoa de Lanhoso apresentaram e vão colocar em marcha o Projeto “1, 2, 3 Vamos Brincar Outra Vez”. O projeto pretende reintegrar o brincar na vida escolar e o Município de Torres Vedras é uma referência nacional na matéria. Por isso, a Póvoa de Lanhoso realizou uma visita de estudo ao projeto.

O Município de Torres Vedras lidera o Grupo de Trabalho do Brincar, desenvolvido no âmbito da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, da qual a Póvoa de Lanhoso também faz parte, tendo já implementado um trabalho exaustivo e consolidado na temática do brincar.

Assim, aquela visita de estudo, que contou com a presença do diretor e presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, da Diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, coordenadores, professores, educadoras, assistentes operacionais, e técnicos escolares e municipais, «foi uma oportunidade de observar ‘in loco’ um exemplo inspirador do brincar na vida escolar, de forma planeada, participada e sustentável», resumem os responsáveis municipais.

O grupo teve a oportunidade de conhecer as boas práticas desenvolvidas pelo município no domínio do brincar e visitar ainda a Escola Básica do Ramalhal. Este estabelecimento de ensino é tido como referência no que ao brincar livre diz respeito, tendo a mesma sido concebida de raiz com esse propósito, num trabalho conjunto entre o município e o renomado especialista, Carlos Neto e a sua equipa, na área do Brincar Livre.

«Esta visita constituiu uma oportunidade de observar in loco um exemplo inspirador no que ao integrar o brincar na vida escolar de forma planeada, participada e sustentável concerne», suportam. O projeto “1, 2, 3 Vamos Brincar Outra Vez” visa também promover a integração do brincar no meio escolar, promovendo a adaptação dos espaços escolares, a capacitação dos profissionais e o envolvimento das famílias.