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Póvoa de Lanhoso foi ver exemplo inspirador para brincar na escola

Póvoa de Lanhoso foi ver exemplo inspirador para brincar na escola
Fotografia DR

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 21 de setembro de 2025, às 17:53

Autarquia investe em novo projeto

Os Serviços de Educação do Município da Póvoa de Lanhoso apresentaram e vão colocar em marcha o Projeto “1, 2, 3 Vamos Brincar Outra Vez”. O projeto pretende reintegrar o brincar na vida escolar e o Município de Torres Vedras é uma referência nacional na matéria. Por isso, a Póvoa de Lanhoso realizou uma visita de estudo ao projeto.

O Município de Torres Vedras lidera o Grupo de Trabalho do Brincar, desenvolvido no âmbito da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, da qual a Póvoa de Lanhoso também faz parte, tendo já implementado um trabalho exaustivo e consolidado na temática do brincar.

Assim, aquela visita de estudo, que contou com a presença do diretor e presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, da Diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, coordenadores, professores, educadoras, assistentes operacionais, e técnicos escolares e municipais, «foi uma oportunidade de observar ‘in loco’ um exemplo inspirador do brincar na vida escolar, de forma planeada, participada e sustentável», resumem os responsáveis municipais.

O grupo teve a oportunidade de conhecer as boas práticas desenvolvidas pelo município no domínio do brincar e visitar ainda a Escola Básica do Ramalhal. Este estabelecimento de ensino é tido como referência no que ao brincar livre diz respeito, tendo a mesma sido concebida de raiz com esse propósito, num trabalho conjunto entre o município e o renomado especialista, Carlos Neto e a sua equipa, na área do Brincar Livre.

«Esta visita constituiu uma oportunidade de observar in loco um exemplo inspirador no que ao integrar o brincar na vida escolar de forma planeada, participada e sustentável concerne», suportam. O projeto “1, 2, 3 Vamos Brincar Outra Vez” visa também promover a integração do brincar no meio escolar, promovendo a adaptação dos espaços escolares, a capacitação dos profissionais e o envolvimento das famílias.