A Unidade Local de Saúde do Alto Ave deu início às obras de uma sala de partos integrada num projeto de requalificação integral do Bloco de Partos, numa intervenção há muito esperada e que marca um avanço fundamental na resposta regional em saúde materna e neonatal, foi ontem anunciado.
Segundo uma nota de imprensa, as novas salas de parto foram «concebidas para garantir ainda maior conforto, privacidade e dignidade à grávida, promovendo uma vivência ainda mais humanizada do nascimento».
A reorganização funcional dos espaços irá «reforçar a articulação entre os serviços de neonatologia, urgência obstétrica e internamento, otimizando circuitos clínicos e reduzindo tempos de resposta. Serão ainda criados espaços adaptados a partos naturais, cesarianas e situações de emergência, com melhorias ao nível da logística, tecnologia e apoio clínico».
«Estamos a construir uma maternidade ainda mais centrada na proximidade, na segurança clínica e na humanização dos cuidados. Um espaço preparado para o futuro, onde cada nascimento seja vivido com ainda mais qualidade e mais calor humano», refere o presidente do Conselho de Administração da ULS do Alto Ave, Pedro Cunha.
Durante as obras, não haverá qualquer interrupção na prestação de cuidados. A continuidade da assistência está totalmente garantida através de planos internos de reorganização e segurança.