Esposende celebra, até este domingo, 20 de julho, a herança castreja, com a realização da 11.ª edição da “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”, que decorre no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã. O evento, que teve início na passada quinta-feira, propõe uma viagem ao passado, através de recriações históricas, gastronomia, música e oficinas inspiradas na tradição castreja.
Ao longo destes quatro dias de programação, o emblemático castro transforma-se num espaço de celebração cultural, com atividades dirigidas a públicos de todas as idades. A programação inclui um mercado romano, espetáculos de artes circenses, danças rituais, música folk, demonstrações de ofícios antigos e momentos gastronómicos com inspiração mediterrânica, como a tradicional Queimada Galaica. O recinto encontra-se dividido em várias áreas temáticas, como o Espaço Caturo, dedicado aos mais pequenos, e oficinas interativas de olaria, cestaria, carpintaria, curtumes e forja.
A Galaicofolia é organizada em parceria com diversas entidades locais, garantindo uma experiência de valorização do património cultural da região. Esta iniciativa é romovida no âmbito da política cultural e turística do Município, integrando-se no programa Esposende Verão.