twitter

Barcelos celebra tradição e criatividade na 42.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica

Fotografia DR

Redação

Publicado em 19 de julho de 2025, às 10:29

Barcelos volta a afirmar-se como capital do artesanato e da cerâmica, em agosto.

Barcelos volta a afirmar-se como capital do artesanato e da cerâmica com a realização da 42.ª edição da Mostra Internacional de Artesanato e Cerâmica, de 1 a 10 de agosto, no Parque da Cidade, anunciou ontem a Cãmara Municipal.

De acordo com a nota de imprensa da autarquia, durante dez dias, o recinto do certame «transforma-se num palco vivo onde a tradição dialoga com a contemporaneidade».

Esta é «uma verdadeira festa da cultura popular, que reúne artesãos, mestres ceramistas, grupos folclóricos internacionais, música ao vivo e experiências únicas para todas as idades», sublinha,

Com um programa repleto de atividades – workshops criativos, arruadas, atuações folclóricas, provas de vinho e concertos, a edição deste ano promete «encantar visitantes de todo o país e além-fronteiras».

O Parque da Cidade abre portas a 1 de agosto, às 18h00, com a inauguração oficial da 42.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica, seguida da apresentação dos grupos internacionais do Folclore Rio, com representantes da Costa do Marfim, Argentina, Palestina e Uzbequistão. 

À noite, a partir das 22h00, sobem ao palco grupos da Venezuela, Macedónia e Estados Unidos da América.

Dos azulejos pintados à mão ao bordado de crivo, da cestaria ao Figurado de Barcelos, passando pela pintura de andorinhas e arte em madeira, todos os dias vai haver  experiências para criar e aprender com os mestres artesãos.

O programa inclui concertos ao vivo no Palco Mostra, sempre às 22h00: Nortucha (2 agosto); António Zambujo (3 agosto); ARCA – Espetáculo de Dança (6 agosto); Victor Rodrigues (7 agosto); Galandum Galundaina (8 agosto); Sara Correia (9 agosto);    e Gala do Artesanato (10 agosto).

A programação inclui ainda arruadas, atuações folclóricas internacionais, provas comentadas de Vinho Verde pela Confraria do Vinho Verde (dias 2, 3 e 9 agosto) e a décima edição da Feira do Melão Casca de Carvalho (2 e 3 de agosto – Avenida da Liberdade). Nesta edição, os produtores locais trazem o melhor da colheita para que todos possam conhecer, saborear e levar para casa este verdadeiro tesouro da nossa terra.

A Mostra, que tem entrada gratuita, pode ser visitada à segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 18h00 às 24h00; à terça-feira, entre as 14h30 e as 24h00; e ao sábado e domingo, das 16h00 às 24h00.