twitter

“Barcelos Fest Ensemble” é a nova aposta cultural do concelho

Fotografia DR

Redação

Publicado em 23 de março de 2025, às 09:57

Templo do Bom Jesus da Cruz será palco do concerto.

“Barcelos Fest Ensemble” é o sugestivo título do novo ciclo de concertos comentados que a Câmara Municipal de Barcelos vai promover, em parceria com o IMLUS (Instituto do Mundo Lusófono), a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz e a Motionart, entre Março e Dezembro de 2025, nas últimas sextas-feiras de cada mês. O primeiro concerto é já no dia 28 de março, às 21h15, no templo do Senhor do Bom Jesus da Cruz.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos,  Mário Constantino justificou assim esta nova aposta cultural do concelho: «Decidimos impulsionar este evento, tendo em conta a pertinência de Barcelos Fest Ensemble e a sua sintonia com a estratégia do Município, de valorização do nosso património histórico e da potenciação de eventos âncora que dinamizem a atratividade à cidade de Barcelos. Com efeito, a realização de eventos musicais em monumentos, igrejas ou praças históricas destaca a riqueza arquitetónica do nosso Centro Histórico e, ao mesmo tempo, impulsiona a fruição de espetáculos de grande qualidade».

O primeiro concerto do ciclo terá como protagonistas o violonista Eliot Lawson e a pianista Jill Lawson. 

Do programa fazem parte a icónica Sonata Nº 1 para violino e piano de Luís de Freitas Branco (1890-1955), Albumblatt de Richard Wagner (1813-1883) e 2 peças do famoso virtuose do violino Fritz Kreisler (1875-1962).

Segundo a organização, várias efemérides musicais serão evocadas neste ciclo de concertos, desde logo os 150 anos de nascimento de Fritz Kreisler e do compositor francês Maurice Ravel (1875-1937), razão pela qual a pianista Jill Lawson interpretará também uma peça a solo neste recital: “Une barque sur l’océan” dos Miroirs, deste último compositor.

De referir que todos os concertos são de entrada livre e que neles também se assinalarão os 100 anos do nascimento de Carlos Paredes, virtuoso artista português e do compositor grego da Banda Sonora do Filme “Zorba, o Grego” – realizado por Michael Cacoyannis em 1964.