twitter

Tudo o que precisa de saber antes de pedir um Crédito Pessoal

Fotografia DR

Publicado em 11 de dezembro de 2024, às 15:54

Conforme os últimos dados do Banco de Portugal relativos à evolução dos créditos no nosso país, em julho e agosto, foram aprovados cerca de 42 mil créditos pessoais que equivaleram à entrega de 299 milhões de euros em financiamento aos portugueses.

No que toca a financiamento externo, o crédito pessoal é mesmo a solução financeira mais procurada pelos portugueses, mas qual é a razão que está por trás desta preferência e como fazer para contratar um?

A resposta segue dentro de momentos. Comecemos, no entanto, por resumir em que consiste um crédito pessoal sem finalidade.

O que é um Crédito Pessoal sem finalidade?

Convém esclarecer que um crédito automóvel ou um crédito obras também se inserem na modalidade de crédito pessoal, mas um crédito pessoal com uma finalidade específica (comprar um carro ou fazer obras), ao passo que o crédito pessoal sem finalidade poderá ser utilizado num vasto leque de finalidades.

Feita esta ressalva, um crédito pessoal é um empréstimo acrescido de juros, que uma instituição de crédito ou um banco lhe faz em acordo com condições contratuais pré-estabelecidas, nomeadamente de montante e prazo de reembolso.

Quais os montantes de financiamento e prazos de reembolso que oferece?

Em termos de montantes de financiamento, estes variam entre 250 euros e 75 mil euros (máximo autorizado pelo Banco de Portugal). Já no que toca aos prazos de reembolso, poderá escolher, por norma, entre 24 e 84 meses.

Em que finalidades pode ser utilizado?

Como já afirmámos anteriormente, uma das razões por que tantos consumidores portugueses escolhem o crédito pessoal é, sem dúvida, a enorme diversidade de finalidades onde pode aplicar o dinheiro.

Desde o pagamento dos estudos dos seus filhos ao investimento num pequeno negócio online, o céu é, passe o exagero, o limite.

Que elementos deve ter em conta para escolher o melhor crédito pessoal para si?

Com esta informação em mãos, se decidiu dar um passo em frente e pedir um crédito pessoal, deve levar em conta alguns fatores de modo a conseguir o empréstimo que melhor satisfaça as suas necessidades.

O primeiro passo, algo que deve repetir sempre que decidir contratar uma solução financeira, é calcular a sua taxa de esforço.

1º Passo: Calcular a Taxa de Esforço

A taxa de esforço mede a percentagem do seu orçamento que terá de colocar de lado para pagar as prestações mensais de crédito e é, igualmente, um elemento de análise por parte das instituições de crédito.

Assim, para calcular a sua taxa de esforço, siga esta fórmula e utiliza-a para realizar as necessárias comparações entre as diferentes soluções de crédito existentes no mercado:

Taxa de Esforço = Prestações mensais de crédito / Rendimento total do seu agregado x 100

2º Passo: atenção às taxas de juro

Todos os créditos têm associadas taxas de juro e o crédito pessoal não é exceção.

Neste tipo de modalidade de crédito, tome particular atenção à TAN (Taxa Anual Nominal) e à TAEG (Taxa Anual Efetiva Global).

Enquanto a primeira diz respeito ao preço que vai pagar pelo dinheiro que a instituição lhe vai emprestar, a segunda engloba não só este item, como também os gastos que terá, entre outros, com comissões, impostos e emolumentos ao longo de todo o contrato sendo, por isso, a taxa à qual deve prestar mais atenção durante a sua pesquisa de crédito pessoal.

3º Passo: Utilize os simuladores de crédito pessoal online para realizar comparações

Graças à tecnologia, hoje em dia, não tem de que andar de instituição de crédito em instituição de crédito de caderno na mão a anotar as condições que cada uma oferece.

Ao utilizar os simuladores de crédito online que, por exemplo, o Credibom oferece, poderá calcular a sua prestação mensal em função da escolha que fizer em termos de montantes de financiamento (entre 5 mil e 75 mil euros) e prazos de reembolso (24 a 84 meses).

Além da prestação, este simulador dá-lhe a conhecer a TAN, a TAEG e o MTIC (Montante Total Imputado ao Cliente).

4º Passo: Documentos necessários

Regra geral, os documentos necessários para completar o seu pedido de contratação de um crédito pessoal são:

- Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;

- Comprovativo de Morada (uma fatura da Água, Luz ou Telefone referente aos 3 últimos meses);

- Comprovativo de Rendimento (IRS e o último recibo ou os 3 últimos recibos de vencimento);

- Comprovativo do NIB/IBAN.

5º Passo: Opte pela contratação online

Como deve ter reparado ao longo das suas simulações online, estas permitem que prossiga para a contratação imediata do crédito e, assim, usufruir de um processo menos burocrático, mais cómodo e rápido do que aquele que encontra se optar por um tipo de contratação num balcão.

Voltemos ao simulador de crédito pessoal do Credibom.

Depois de fazer a sua simulação, basta que clique na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador para passar ao pedido de contratação propriamente dito.

Nesse momento, será reencaminhado para o preenchimento de um formulário online ao qual deverá anexar os documentos que referimos no 4º Passo. Concluída esta tarefa, basta submeter o seu pedido e esperar 24 horas pela resposta do Credibom.

Caso o seu pedido seja aprovado, em apenas 48 horas terá o dinheiro pedido do seu lado.

 

 

Conteúdo Patrocinado