twitter

«O Braga vai entrar em campo para vencer»

«O Braga vai entrar em campo para vencer»
Fotografia

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 20 de fevereiro de 2026, às 12:54

Carlos Vicens assume SC Braga focado no triunfo amanhã diante do Vitória SC.

O SC Braga prepara-se para receber o Vitória SC, amanhã, às 20h30, no Estádio Municipal de Braga, em jogo referente à 23.ª jornada da Liga Portugal.

Os “gverreiros” entram em campo após uma derrota amarga diante do Gil Vicente (2-1) e procuram a vitória diante dos vitorianos. «É um jogo que todos esperamos, que esperamos já desde o domingo, porque vimos de um resultado negativo. Trabalhamos toda a semana, focamo-nos na energia e na preparação para amanhã ganharmos e conseguirmos dar aos nossos adeptos a alegria que tanto merecem. Amanhã tudo isto nos vai ajudar a dar a nossa melhor versão», referiu Carlos Vicens, na conferência de imprensa de antevisão sobre o jogo, realizada esta manhã.

Apesar do recente deslize, Carlos Vicens reforçou a importância de virar a página rapidamente e olhar para o desafio seguinte, sublinhando que a equipa tem «trabalhado com energia e preparação para conquistar a vitória», e está completamente focada. «Temos de ser mais eficazes, cuidar dos detalhes e não permitir que erros como os que cometemos contra o Gil Vicente nos custem pontos», explicou o treinador espanhol, naquela que é a sua primeira época sob o comando do coletivo arsenalista.

Carlos Vicens espera um Vitória competitivo, e alerta para a «desatenção» do SC Braga: «Eu acho que qualquer equipa que está em desvantagem no marcador vai sempre tentar dar a volta, as equipas querem sempre ganhar. Com um nível competitivo, de esforço, de rendimento, há também o nível de energia, o nível de concentração de detalhes no jogo, temos de dar atenção porque o golo vem desta maneira, das bolas paradas, portanto temos de minimizar a desatenção nos detalhes. Nós atacamos para originar as situações de golo para marcar golos e ganhar jogos.  Temos estado focados e trabalhado para defrontar o jogo neste sentido.»

Quanto a novidades no onze inicial, Carlos Vicens confirmou que Demir Tiknaz tem treinado bem e está disponível, mas a decisão de quem será titular só será tomada após o treino de hoje. O treinador foi questionado sobre a possibilidade de o jogo de amanhã ser influenciado pelos encontros anteriores entre as duas equipas esta temporada, inclusive sobre a final da Taça da Liga - onde o Vitória levou o troféu para Guimarães -  Vicens afirmou que «não se trata de um jogo que deve ser abordado com base no que aconteceu antes, mas sim com o foco no que está a acontecer agora».

«O nosso objetivo é melhorar, sair à procura da vitória e dar um bom espetáculo aos nossos adeptos. O Braga vai entrar em campo para vencer, com o foco total no jogo e naquilo que pode controlar dentro do terreno. O objetivo é sair vencedor. A nossa missão é conquistar os três pontos, independentemente do contexto emocional que este jogo possa ter. O foco é sempre o mesmo: jogar bem, ser competitivos e ganhar», acrescentou o técnico.

Surgiu ainda o tema polémico da semana – situação que ocorreu no jogo entre o Benfica e o Real Madrid – e Carlos Vicens destacou a importância dos valores no desporto, abordando temas delicados como o respeito e o combate ao racismo, num contexto onde se tem discutido a imposição de regras que proíbem os jogadores de taparem a boca durante os jogos. «No futebol, e na sociedade em geral, o respeito deve ser a base. Não podemos dar espaço ao racismo», disse o técnico, deixando claro que, para ele, os valores devem sempre prevalecer.

Sikou Niakaté, Gorby, El Ouazzani, Jónatas Noro e Vítor Carvalho vão continuar  fora do leque de opções de Carlos Vicens, devido a lesões.