twitter

Riba d'Ave HC diz que arbitragem no jogo com HC Turquel «ultrapassa o erro humano»

Riba d'Ave HC diz que arbitragem no jogo com HC Turquel «ultrapassa o erro humano»
Fotografia HC Turquel

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 19 de fevereiro de 2026, às 14:55

Equipa de Famalicão enviou enviou «ao Conselho de Arbitragem uma exposição formal»

O Riba d’Ave Hóquei Clube revelou, ontem, «não pode ficar em silêncio depois do que aconteceu na passada terça-feira, 17 de fevereiro 2026, na 16.ª jornada do Campeonato Placard de Hóquei em Patins, em Turquel». 

«O que se passou dentro de pista ultrapassa o erro humano e coloca em causa a verdade desportiva, o respeito pelos nossos atletas e o trabalho diário de toda uma estrutura. Somos um clube que sempre privilegiou o diálogo, a pedagogia e a cooperação com as entidades que regulam a modalidade. Mas há momentos em que o silêncio seria cumplicidade - e este é um desses momentos», destaca, em comunicado, o clube minhoto.

«Ao longo de toda a partida, a nossa equipa foi alvo de um conjunto de decisões que, além de erradas, revelaram uma dualidade de critérios absolutamente inaceitável num campeonato desta exigência. O lance que origina a 10.ª falta - e que dá o livre direto do 4‑3 a 40 segundos do fim - é apenas o exemplo mais gritante de um julgamento que nos penalizou de forma irreversível», vinca a mesma nota.

A publicação na página oficial do Facebook do Riba d' Ave HC é acompanhada por vários vídeos de alguns momentos. 

«O Riba d’Ave HC enviou ao Conselho de Arbitragem uma exposição formal com todos os lances, pedindo uma análise rigorosa e medidas que impeçam que situações destas se repitam. A modalidade só cresce quando todos - clubes, atletas, árbitros e instituições - trabalham com transparência e responsabilidade. O que aconteceu terça-feira não honra o hóquei em patins português», junta a mesma nota.