twitter

«Nível desta qualificação portuguesa em Braga foi altíssimo»

Fotografia DR

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 19 de fevereiro de 2026, às 21:39

Nicola Thomas, Chief of Operations Officer da Global Dance Open, faz balanço positivo da prova que decorreu no Espaço Vita

O Espaço Vita, em Braga, foi palco, entre os dias 13 a 17 deste mês, do Global Dance Open, competição internacional de dança que organiza eliminatórias em 24 países para escolher os melhores bailarinos que, depois, disputam as finais mundiais. Milhares de dançarimos, 1.010 danças e 910 coreografias animaram o auditório Vita por estes dias, sendo que, em conversa com o Diário do Minho, Nicola Thomas, Chief of Operations Officer da Global Dance Open, faz balanço positivo da prova.

«Nós organizámos não apenas a qualificação portuguesa, que este ano foi em Braga, mas todas as qualificações e finais. Esta contou, claro, apenas com danças de escolas portuguesas. Foram 1.010 danças e 910 coreografias em cinco dias», destaca Nicola Thomas, também Co-founder do| Global Dance Open.

Pela quarta vez em Portugal – mas a primeira em Braga –, Nicola Thomas recorda que o nosso país recenbeu a fina da competição – em 2022, na Exponor, em Matosinhos –, tendo considerado que a competição que se realizou na capital minhota teve «um excelente nível».

«O nível foi muito. Nós tivemos 10 júris internacionais que vieram de toda a Europa. Eles são diretores artísticos, muito bons professores e ensinam em muitas escolas diferentes. Foram dias de incríveis aprendizagens e várias crianças que receberam bolsas para participarem em escolas de verão, como por exemplo um jovem, de 17 anos, que recebeu uma bolsa para treinar profissionalmente em Inglaterra durante três anos, no valor de 30 mil euros», destacou.
O aluno que vai trabalhar três anos na Wilkes Academy pertence à AM Dance Studio, da Póvoa de Varzim.


Finais em San Sebastián de 14 a 19 de julho

As escolas/coreografias premiadas vão disputar a final que terá lugar, de 14 a 19 de julho, «na belíssima cidade de San Sebastián»,:com as provas a decorrrerem no the Kursaal Congress Centre and the Victoria Eugenia Theatre.
«Este evento inesquecível reunirá mais de 2.000 dançarinos de 37 países para seis dias de competição, noites de gala, workshops e muito mais», destaca, em nota publicada no site oficial, a Global Dance Open.