twitter

Assembleia Municipal de Braga aprovou, por unanimidade, protocolo entre UMinho e Câmara sobre residência Universitária

Assembleia Municipal de Braga aprovou, por unanimidade, protocolo entre UMinho e Câmara sobre residência Universitária
Fotografia

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 22 de dezembro de 2025, às 22:02

Quanto às contas do setor empresarial do município gerou desacordo

Após um dia tenso, entre oposição e o Executivo Municipal de Braga, sobretudo pelo chumbo do PDM por parte da oposição, a aprovação, por unanimidade, na Assembleia Municipal do protocolo entre a Câmara Municipal e a Universidade do Minho (UMinho ) sobre a nova residência Universitária de Braga na antiga Fábrica Confiança distendeu um o ambiente.
Aliás, todos os partidos ou grupos municipais que intervieram saudaram o protocolo que traça as linhas mestras do funcionamento da futura Residência Universitária Confiança, com 786 novas camas, «a maior residência universitária atualmente em construção no país», congratulou-se Margarida Isaías.
«Para termos uma noção clara da sua dimensão, a residência seguinte em número de camas conta com 503 camas. Sendo a falta de camas a principal problemática, é justo reconhecer que a Câmara Municipal de Braga, em conjunto com a Universidade do Minho e os SASUM, foi quem melhor respondeu a esta crise habitacional estudantil — algo que deve ser valorizado e publicamente congratulado». Até porque, considerou que este projeto não se esgota na resposta ao alojamento estudantil, mas terá também impacto noutras dimensões da cidade. 
«Este protocolo representa uma resposta concreta a um problema real, com benefícios claros para os estudantes, para a cidade e para o futuro de Braga
O PS, pela voz de Ana Cristina Braga congratulou-se com a aprovação do protocolo, considerando «um ato de visão estratégica», que vai dar resposta a uma carência que é urgente superar.
Por sua vez, o movimento Amar e Servir Braga, apesar de votar favoravelmente, deixou uma série de dúvidas e pedidos de esclarecimentos, designadamente sobre o funcionamento da Residência Universitária Confiança, fora do período letivo, se pode ser utilizado, por exemplo, equipas desportivas; bem como sobre a calendarização.

Sobre as contas do setor empresarial do Município de Braga, houve mais divergências, com críticas da oposição