A Quinta Pedagógica de Braga acolheu, esta manhã, a apresentação formal do livro “Braga Natural”, da autoria do biólogo e fotógrafo da Natureza, Daniel Santos; e do fotógrafo João Ferreira. Uma publicação de «grande teor científico» que, por um lado, divulga e valoriza o ecossistema de da flora e da fauna de Braga; e por outro, promove o conhecimento e a sensibilidade ambiental, sobretudo dos mais novos.
Além dos autores, na apresentação da obra estiveram Altino Bessa, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, que, como vereador, foi um dos grandes impulsionadores da política ambiental no concelho; e Hernâni Varanda Gerós, ex-vice-reitor da Universidade do Minho e autor do prefácio.
Na plateia, entre outros, destaque para a presença de Dinis Frias, representante da Câmara Municipal de Vieira do Minho, que foi desafiada a seguir o exemplo de Braga, no sentido de estudar e colocar em livro a biodiversidade das espécies do concelho, nomeadamente a sua rica fauna e flora.
Ao intervir na sessão, o vice-presidente da Câmara de Braga justificou a tardia apresentação do livro, com o ambiente eleitoral que se viveu em grande parte do ano de 2025, que culminou com as eleições autárquicas no dia 12 de outubro. Altino Bessa entende que uma obra desta dimensão, tinha que ter uma apresentação formal, não só pelo seu valor em si, mas também porque, no fundo, mostra o resultado da política ambiental da Câmara de Braga nos últimos anos, criando condições para o surgimento e preservação de inúmeras espécies de animais, que se pensava que não existia em Braga.
Uma publicação, com cunho científico, que reforça a ligação virtuosa entre a Câmara de Braga e a Universidade do Minho