twitter

Município de Braga lança projeto de ensino STEAM com robôs educacionais

Fotografia CM Braga

Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2025, às 11:04

Iniciativa “Robotics Funny Learning TM” visa despertar o interesse dos alunos do pré-escolar e básico nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática através de uma abordagem prática e lúdica.

O Município de Braga, em colaboração com a Cooperativa Focus, lançou o projeto "Robotics Funny Learning TM", uma iniciativa inovadora que utiliza robôs programáveis e kits de construção para oferecer uma abordagem prática e envolvente ao ensino das ciências físicas. Através de recursos educativos e uma biblioteca de lições em constante atualização, o objetivo é despertar o interesse dos alunos das escolas públicas do concelho nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), de forma lúdica e pedagógica, aliando a teoria à prática.

Destinado ao ensino pré-escolar e básico, o projeto visa proporcionar aos alunos uma experiência educativa única, especialmente aos que se encontram em situações de vulnerabilidade social e às crianças com necessidades específicas. Ao utilizar a robótica educacional, a iniciativa pretende desenvolver competências essenciais para carreiras futuras nas áreas STEAM e para o mercado de trabalho em geral.

O programa inclui várias iniciativas, entre as quais a capacitação de professores, a criação de uma academia de robótica e um bootcamp de fim de ano. A academia permitirá que os alunos, de forma criativa e imaginativa, projetem, construam, testem e modifiquem as suas próprias criações robóticas ao longo do ano letivo. Já o bootcamp reunirá todas as equipas no final do ano para participar em desafios opcionais, promovendo a inovação, competências de liderança e uma mentalidade empreendedora.

Com um investimento de cerca de 25 mil euros, o projeto abrangerá inicialmente mais de 100 professores das escolas públicas de Braga. Esta iniciativa reforça a estratégia do Município para promover a Educação STEAM, criando uma abordagem moderna e interdisciplinar à inovação e investigação.

Através deste projeto, o Município de Braga pretende preparar os alunos para um futuro baseado em competências STEAM, incentivando o gosto pelas ciências, a experimentação, o trabalho colaborativo, o pensamento crítico, a resiliência e a capacidade de resolução de problemas. A capacitação dos docentes é o primeiro passo crucial para a implementação bem-sucedida do programa, dotando-os das ferramentas necessárias para orientar os alunos de forma eficaz.