twitter

Responsável pela ULS de Braga alerta para «pressão» crescente

Responsável pela ULS de Braga alerta para «pressão» crescente
Fotografia DR

Redação

Publicado em 16 de outubro de 2024, às 09:47

Só no primeiro semestre deste ano, foram atendidos cerca de 120 mil utentes na urgência.

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou as Jornadas do Serviço de Urgência, qu reuniu diversos especialistas.

Na cerimónia de abertura, Domingos Sousa, presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, apresentou um panorama da atividade diária da ULS de Braga, evidenciando o papel fundamental da instituição na prestação de cuidados a cerca de 322 mil utentes, incluindo uma expressiva comunidade de imigrantes, predominantemente do Brasil, com mais de 14 mil cidadãos. «Servimos uma população jovem e exigente, mas também acompanhamos mais de 10 mil utentes com mais de 85 anos de idade», destacou.

Domingos Sousa sublinhou a pressão crescente sobre o Serviço de Urgência da ULS de Braga, referindo que, até junho deste ano, foram atendidos cerca de 120 mil utentes, dos quais mais de 40% foram considerados casos não urgentes. «A sobrecarga de episódios não urgentes afeta a eficiência do Serviço, que deve estar focado em casos de maior gravidade», afirmou, apelando a uma utilização mais consciente dos recursos disponíveis.

O responsável reforçou a importância de privilegiar o acesso ao sistema de saúde através da linha SNS24 e dos Cuidados de Saúde Primários, como formas de aliviar a pressão sobre as urgências hospitalares. «É crucial reorganizar os serviços, oferecendo alternativas válidas ao recurso indiscriminado à urgência», salientou, defendendo a necessidade de uma reestruturação que melhore a qualidade do atendimento e reduza os tempos de esper», disse.

Domingos Sousa também enfatizou a importância do investimento na formação especializada em medicina de urgência e a criação dos Centros de Responsabilidade Integrada para valorizar e reter os profissionais de saúde.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou o sentimento positivo da população em relação ao serviço de urgência da ULS de Braga. «A população reconhece a capacidade de resposta e o profissionalismo deste serviço», afirmou.