twitter

Alunos da Escola de Santa Tecla foram “polícias” por um dia e sensibilizaram os automobilistas

Alunos da Escola de Santa Tecla foram “polícias” por um dia e sensibilizaram os automobilistas
Fotografia DM

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 17 de setembro de 2024, às 12:30

Iniciativa "Polícia Júnior" decorreu no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

Os alunos do 4. ano da Escola Básica de Santa Tecla vestiram hoje a farda da Polícia Municipal de Braga, transformando-se em “agentes” por um dia, fiscalizando a utilização do espaço público e sensibilizando os automobilistas para a adoção de boas práticas.

Foi com muita alegria, mas também com sentido de responsabilidade, que os alunos do 4. A saíram da escola, por volta das 21h30, para percorrer os arruamentos mais próximos.

Além de falar com os  automobilistas, sensibilizando-os para o perigo de alguns comportamentos, as crianças colocaram multas simbólicas nos automóveis mal estacionados e que incorriam em infrações várias.

Alice, de 10 anos, foi uma das pequenas “polícias juniores” de serviço, e demonstrou que estava bem preparada para a sua tarefa, e para multar os automobilistas, caso os veículos estivessem «nos passeios, nas paragens de autocarro ou condicionassem a mobilidade», sobretudo de crianças e pessoas vulneráveis.

A Giovanna, de 9 anos, também se mostrou confortável nas funções de polícia júnior e pronta para o trabalho.

Já o Samuel, de 11 anos, disse estar «mais do que pronto para atuar» e embora confesse que nunca tinha pensado em ser polícia, ontem achou «super fixe».

Segundo a professora Filipa Fernandes esta não é a primeira vez que a Escola de Santa Tecla participa nesta iniciativa com as suas turmas de 4.º ano, transmitindo aos automobilistas e transeuntes informação pertinente sobre segurança rodoviária e pedonal.

«Eles estão preparados e sabem que vão pelas ruas sensibilizar os automobilistas, lembrando-os de que não podem estar mal estacionados na via pública porque isso pode condicionar e trazer problemas para as pessoas que circulam a pé», revelou, alertando que «se for o caso, estes “polícias” poderão ter que passar “uma multinha”.

A docente considera que esta é uma das melhores formas de informar e sensibilizar os adultos, que normalmente se mostram mais sensíveis aos alertas e recomendações das crianças, que assumem frequentemente um papel pedagógico que surte resultados comprovados em várias áreas, como a reciclagem.

Filipa Fernandes disse ainda que outro dos aliciantes deste dia é a possibilidade de envergar a farda da Polícia Municipal, um aspeto que motivou uma grande animação na escola logo de manhã.

A iniciativa “Polícia Júnior” encontra-se integrada no programa da  Semana Europeia da Mobilidade, promovido pelo Município de Braga,  tendo como grande objetivo envidar o máximo de esforços para sensibilizar e capacitar a população para as vantagens da promoção da mobilidade sustentável e para a mudança de comportamentos.