O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Braga avançou esta segunda-feira que, na semana de 9 a 15 de setembro, levou a efeito um conjunto de operações que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras. Foram detidas 36 pessoas, a maioria por condução sob o efeito de álcool.
Em comunicado, a GNR de Braga adianta que foram detidas, em flagrante delito, 14 pessoas por condução sob o efeito do álcool, seis por condução sem habilitação legal, seis por violência doméstica, duas por tráfico de droga e uma por incêndio/fogo posto.
No âmbito das operações de trânsito foram registadas 353 infrações, com destaque para 52 por falta de inspeção periódica obrigatória, 44 por excesso de velocidade e 25 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei. Houve ainda 22 infrações por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 13 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 12 por falta de seguro de responsabilidade civil, sete por excesso de peso e duas por infrações relacionadas com tacógrafos.
De 9 a 15 de setembro ocorreram 105 acidentes no distrito. Destes, resultaram uma vítima mortal, dois feridos graves e 37 feridos leves.
Quanto à fiscalização geral, foram emitidos 34 autos de contraordenação, destacando-se 13 no âmbito da legislação policial, 12 no âmbito do consumo de produtos estupefacientes e nove no âmbito da legislação de proteção da natureza e do ambiente.