twitter

Braga cria “Veloteca”, inaugura troço ciclável e sensibiliza para a mobilidade sustentável

Braga cria “Veloteca”, inaugura troço ciclável e sensibiliza para a mobilidade sustentável
Fotografia

Carla Esteves

Jornalista

Publicado em 16 de setembro de 2024, às 16:34

Semana Europeia da Mobilidade decorre de hoje até domingo

O Município de Braga adquiriu um conjunto de bicicletas que serão colocadas ao serviço dos colaboradores municipais, incentivando-os à utilização deste modo suave de transporte para realizarem as suas deslocações em serviço. Posteriormente, estas mesmas bicicletas, que foram adquiridas através de um fundo europeu, passarão a estar também disponíveis para as deslocações dos trabalhadores entre a sua residência e o trabalho. A criação desta “Veloteca” foi uma das medidas que, ontem, foram apresentadas pela Câmara de Braga, quando deu a conhecer um programa completo pensado para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade e promover  a utilização dos modos alternativos de deslocação.

Foi no Quiosque da Mobilidade, um espaço  situado na Praça do Comércio, e criado para este efeito, que foi dado a conhecer um conjunto de atividades que ontem tiveram início e se prolongam até domingo, dia 22 de setembro.

A vereadora da Mobilidade, Olga Pereira, salientou que o objetivo da criação da Veloteca e das restantes medidas deste programa é que os cidadãos sejam também agentes de mudança, em articulação com a administração municipal, com as universidades e com a sociedade em geral

Olga Pereira explicou que o programa desta semana foi desenvolvido para sensibilizar todos os munícipes e cidadãos que vivem em Braga e que nos visitam, para a mudança de comportamentos, através da informação, da comunicação e da educação

Segundo Olga Pereira, indo ao encontro do tema deste ano “Espaço Público Partilhado”, as iniciativas pensadas centraram-se todas na importância da rua enquanto espaço público multifuncional e democrático, que deve servir todos.

No âmbito da promoção dos transportes públicos e dos modos ativos de deslocação, tal como nas edições anteriores, a vereadora destacou a realização do Passeio Noturno de Bicicletas, que terá lugar no dia 20, bem como o Passeio Intermodal, as Campanhas de Transporte e Cidadania, as ações de Mobilidade Descentralizada e as “Escolas Caminháveis”, que no ano passado contaram com a participação de cerca de 220 alunos.

«Durante toda a semana os TUB terão também as viagens de ida e volta em toda a rede pelo valor de 1 euro, portanto o mesmo preço que já é praticado por aquele serviço no âmbito de outros eventos, mas neste caso em toda a rede de circulação dos transportes urbanos e não a partir dos interfaces habitualmente existentes», revelou.

Olga Pereira revelou que este ano surgem também novas iniciativas dedicadas à divulgação dos projetos piloto implementados no âmbito da Mobilidade Escolar, como é o caso do Scholbus (que será alargado para 19 escolas, faltando apenas o visto do Tribunal de Contas para que se concretize), bem como do Pedibus e do Cicloexpresso. No dia 21, no Picoto Park, irá decorrer uma ação de divulgação dos resultados do Pedibus, onde os participantes do ano letivo passado terão a oportunidade de usufruir das diversas atividades desportivas do parque, e de convidar um amigo para conhecer o projeto.

Inaugurado novo troço ciclável na Av. Frei Bartolomeu dos Mártires

No decorrer desta Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Braga vai  inaugurar na sexta-feira, dia 20, às 11h00, o novo troço ciclável na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires.

O anúncio foi feito hoje, pela vereadora Olga Pereira, que revelou que entretanto, no dia 19 está prevista a realização de um passeio de bicicleta para dinamização do modo ciclável.

As atividades da iniciativa “Aprender a Ciclar” decorrerão junto ao espaço exterior do Mercado Municipal, no sábado, dia 21, entre as 10h e as 13h, dando o mote para o início desta atividade, neste ano letivo.

À semelhança das edições anteriores, as ações da Polícia Júnior, onde um grupo de crianças se junta à Polícia Municipal para identificar comportamentos

indevidos ao nível da utilização do espaço público, também vão decorrer  durante toda a semana.

Também a  iniciativa “Ruas com Vida” acontece novamente na Av. D João II, neste caso no dia 20, altura em que  a rua é encerrada ao trânsito no sentido Sul-Norte e em parceria com as empresas do Pólo de Negócios são dinamizadas atividades para todas as idades, sensibilizando a população para as potencialidades da partilha do espaço público.

No dia 18, no âmbito da iniciativa “Mobilidade Descentralizada” a rua da escola de Trandeiras também será dinamizada com atividades para o público escolar, ao passo que no domingo, dia 22, dia Mundial sem carros, é a Rua D. Pedro V que encerra ao trânsito.