O encontro de antigos estudantes da Universidade do Minho registou, este sábado, dia 14 de setembro, a maior edição de sempre, com 1200 inscritos.
A nona edição desta iniciativa decorreu no Forum Braga, subordinada ao mote “Chão aberto a quem chegar”.
Em declarações aos jornalistas, o pró-reitor com o pelouro da Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, referiu que este encontro «é claramente o mais participado de sempre», tendo-se registado um aumento de 20% em relação às duas edições anteriores, que tinham contado com cerca de mil inscritos.
Este recorde de participantes «reflete claramente a ligação que promovemos junto dos nossos ex-estudantes no sentido de os incluir naquilo que designamos por comunidade da Universidade do Minho», afirmou, admitindo que o número tem margem para crescer, uma vez que, com 50 anos de existência, a academia minhota terá perto de 80 mil alumni.
O responsável argumentou que o Encontro Caixa Alumni «é só um passo» no envolvimento dos antigos alunos, que contempla a sua inclusão nos órgãos consultivos e executivos da UMinho.
«Os alumni e as empresas que eles representam têm um papel muito importante num projeto recente da Universidade, a Aliança de Pós-Graduação, na área da formação ao longo da vida», adiantou, explicando que os antigos alunos são convidados a voltar à UMinho para complementarem a sua formação superior.
Revelou que os ex-alunos e as suas empresas têm «uma participação muito forte» nos três grandes pilares do programa de Desenvolvimento Global e Integração Profissional dos Estudantes da Universidade. «São, por um lado, os projetos de mentoria, em que nós propiciamos a interação de atuais estudantes com os alumni. Temos um ciclo de conferências e de workshops protagonizado por antigos alunos. E o terceiro pilar consiste em visitas de estudo muito interessantes, quer nacionais, quer internacionais, com os nossos estudantes em empresas de alumni, para além da sua participação nas nossas feiras de emprego», explicou.
Guilherme Pereira salientou também a necessidade que os antigos alunos têm de voltar à Universidade do Minho.
Destacou ainda a colaboração das empresas e os apoios institucionais, que permitem a concretização deste encontro.
O programa incluiu um cocktail de boas-vindas, com mostra de projetos empresariais de antigos alunos da academia minhota, raspadinhas com vários prémios, projeções multimédia, jantar volante, concerto dos GNR e animação com o DJ Motinha.
Antigos alunos mostram empresas
O Encontro Caixa Alumni 2024 serviu para dar a conhecer alguns projetos empresariais de sucesso de ex-alunos da Universidade do Minho, através de dez “ilhas” de degustação localizadas no recinto exterior do Forum Braga.
Ana Rita Lima, antiga aluna da Licenciatura em Educação, marcou presença com a Corriqueijo, loja especializada em queijos localizada no centro histórico de Braga.
Depois de 14 anos a trabalhar na área em que se formou, a empreendedora resolveu dedicar-se ao mundo dos queijos, trazendo para Braga o gosto e o conhecimento sobre esta área, que foi desenvolvendo durante as suas viagens.
A empresária participa desde 2018 no encontro de antigos alunos da UMinho, salientando que as pessoas mostram-se sempre muito interessadas em conhecer o projeto e os produtos. «Para nós, é uma satisfação», diz