twitter

Braga vai comemorar Semana da Mobilidade com fortes restrições a viaturas poluentes

Braga vai comemorar Semana da Mobilidade com fortes restrições a viaturas poluentes
Transportes suaves vão ter "livre trânsito"
Fotografia DR

Publicado em 14 de setembro de 2024, às 16:47

Estacionamentos proíbidos, ruas fechadas ao trânsito automóvel e muitos outros condicionamentos

A Semana da Mobilidade vai ser evocada em Braga com várias restrições à circulação em viatura particular em várias ruas da cidade. 

A sensibilização para a opção por transportes coletivos de passageiros e por meios de mobilidade suave vai também manifestar-se no fecho de várias ruas ao estacionamento e à circulação de automóveis privados, entre os dias 19 e 22 de setembro.  

Estacionamento proibido

em vários pontos da cidade   

Sensibilizar os cidadãos para a necessidade cada vez mais urgente de substituir o automóvel particular por alternativas de locomoção mais sustentáveis e amigas do ambiente. É a grande mensagem que o Município de Braga quer passar com a realização da Semana da Mobilidade, que vai confrontar os automobilistas com constrangimentos quer no plano da circulação, quer ao nível do estacionamento  de viaturas particulares. A prioridade vai para a utilização dos transportes públicos e meios não poluentes. 

As informações divulgadas hoje pelo Município de Braga dão conta que, «devido à realização da Semana Europeia da Mobilidade 2024, «é proibido o estacionamento automóvel, entre as 19h00 do dia 19 de setembro e as 23h00 do dia 20 de setembro, na Avenida São Miguel O Anjo, mais concretamente nos 3 lugares que antecedem o lugar de mobilidade condicionada». 
 

O impedimento no estacionamento verifica-se também entre as 19h00 horas do dia 20 de setembro e as 19h00 do dia 21 de Setembro, na Rua de Pousada, mais concretamente na extensão compreendida entre a Rua Campo da Ribeira e a Rua Manuel Fernandes Franqueira. É ainda proibido o estacionamento automóvel, entre as 19h00 do dia 21 de setembro e as 19h00 do dia 22 de setembro, na Rua D. Pedro V, mais concretamente na extensão compreendida entre a Rua Martins Sarmento e a Rua do Taxa.

Ruas fechadas
aos automóveis

Na semana em que a Europa se mobiliza para o alerta ao impacto negativo na qualidade ambiental causada pelas viaturas convencionais de combustão, Braga acompanha o esforço promovido pela União Europeia e pelas Nações Unidas e avança para o fecho de várias ruas à circulação automóvel.
Entre as 10h00 e as 20h00 do dia 20 de setembro, é proibido o trânsito automóvel na Avenida D. João II, no sentido sul-norte, entre o acesso do estabelecimento “Burger King” e a rotunda da Rua da Igreja/Rua Ambrósio dos Santos. 
 

Acrescenta o Município de Braga que é também «proibido o trânsito automóvel, entre as 14h00 e as 19h00 do dia 21 de setembro, na Rua de Pousada, mais concretamente na extensão compreendida entre a Rua Campo da Ribeira e a Rua Manuel Fernandes Franqueira».
Os automobilistas que se deslocam em automóveis particulares vão também ser confrontados com condicionamentos à circulação automóvel durante a Semana da Mobilidade.

Circulação sujeita
a condicionamentos
Segundo a autarquia bracarense, entre as 20h30 e as 23h30 do dia 20 de setembro, «é especialmente condicionado o trânsito automóvel, estando sujeito a cortes temporários mediante necessidades que possam ser identificadas» em vários arruamentos da cidade de Braga.  
 

As maiores complicações vão surgir a quem pretedner circuklar em automóvel particular na Rua Andrade Corvo, Rua do Caires, Avenida Conde D. Henrique, Avenida da Imaculada Conceição, Avenida João XXI, Avenida 31 de Janeiro, Largo da Senhora-a-Branca, Avenida Central, Rua dos Chãos, Praça Alexandre Herculano, Avenida General Norton de Matos, Rua Gabriel Pereira de Castro, Travessa do Carmo e Praça do Comércio.