O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, e o Bispo auxiliar D. Delfim Gomes foram os primeiros a receber as credenciais para a segunda edição do encontro Renovar, que irá decorrer nos dias 18 e 19 de outubro no Multiusos de Guimarães,.
O evento, que este ano se realiza sob o tema “Levar Todos a Jesus”, promete ser um momento de renovação espiritual e pastoral para a Arquidiocese de Braga.
A entrega simbólica das primeiras credenciais decorreu ontem , no Paço Arquiepiscopal, num gesto conduzido pelo padre Sérgio Torres, secretário do Conselho Pastoral da Arquidiocese e membro do Conselho Episcopal e Presbiteral. Esteve também presente o padre Vítor Araújo, pároco in solidum de Santa Eulália de Fafe e Santa Comba de Fornelos.
Segundo o padre Sérgio Torres, até à data da entrega das credenciais já se encontravam 700 participantes inscritos, um número que ultrapassa os da edição anterior.
«O sonho do nosso Arcebispo de ter mais pessoas do que no primeiro encontro vai-se concretizar», afirmou, visivelmente entusiasmado.
D. José Cordeiro saudou a “boa notícia” e aproveitou para renovar o seu convite a todos os fiéis que ainda não se inscreveram.
«Estão ainda a tempo de o fazer para juntos renovarmos o nosso encontro com Cristo e pedirmos ao Espírito Santo que renove a Igreja de Braga à luz do Evangelho», destacou o prelado. Sublinhou ainda o desejo de que o encontro seja vivido em sinodalidade, promovendo uma Igreja com renovada esperança.
«Renovar é a atitude de recomeçar e acreditar que é possível fazer mais e melhor», acrescentou.
O programa do Renovar contará com conferências, workshops, momentos de oração, dois grupos musicais (mais um do que na edição anterior) e um especial momento de Adoração Eucarística na noite de sábado.
Este ano, o encontro vai também reservar mais tempo para o público se poder expressar.
«Depois da conferências da manhã e dos workshops de tarde, vamos também ter oportunidade de fazer perguntas aos conferentes, de maneira a possibilitar o aprofundamento de questões para trabalhar», disse o padre Sérgio Torres.
Nos workshops, acrescentou, serão abordados vários temas atuais, que vão desde as questões tecnológicas, como o 5G e a Inteligência Artifical, até temas de Ecologia, iniciação cristã, renovação pastoral.
As conferências principais de sábado estarão a cargo de Ricardo Zózimo e Carla Rebelo, e no domingo, o destaque vai para a reflexão sobre “Liderança Pastoral: Equipa Paroquial”, com a participação de D. Virgílio Antunes (Bispo de Coimbra), Carlos Neves e Celeste Rodrigues.