O Vinhos Verdes – Essência Festival regressa aos jardins do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, entre os dias 6 e 8 de junho, com um programa que alia vinhos, gastronomia, música e experiências para todos sentidos.
A iniciativa vai contar com a participação de cerca de 40 produtores da Região dos Vinhos Verdes, apresentando não só novidades, como também algumas das suas referências mais emblemáticas.
Os Vinhos Verdes vão estar em grande destaque, com provas orientadas por especialistas da Revista de Vinhos e “Wine Games” a cargo de Sara Matos, que revelam a diversidade e sofisticação da região.
No dia 6 de junho, às 19h00, Manuel Moreira fala dos “Espumantes dos Vinhos Verdes: frescura e sofisticação” e, às 20h00, aborda “Tintos leves: o novo mundo dos Vinhos Verdes”.
No dia 7, às 13h00, Luís Costa explora a temática “The pink (r)evolution: rosés dos Vinhos Verdes”, às 17h30 intervém sobre “Que enorme Azal! A casta emergente dos Vinhos Verdes” e, às 20h00, centra-se no “Alvarinho. Uma questão de nobreza nos Vinhos Verdes”.
No último dia, 8 de junho, às 13h00, “Loureiro: mais do que perfume” é o mote para a intevenção e, às 19h30, “Aguardentes vínicas: tesouros para apreciadores” é o tema em análise. Pelas 18h30, Pedro Guerreiro aborda “Vinhos Verdes envelhecidos: O tempo revela excelência”.
Gastronomia em destaque
Sob o mote “A principal experiência de gastronomia”, o festival reúne chefes premiados, banquetes exclusivos, restaurantes, provas comentadas, showcookings, masterclasses, harmonizações improváveis, música ao vivo e o espaço “Blue Bazar”, com propostas emergentes de gastronomia e “lifestyle”.
Os grandes momentos à mesa acontecem com os “Banquetes Essência”, onde se cruzam os talentos de chefes Michelin com cozinhas tradicionais.
Na sexta-feira, dia 6, às 19h00. Arnaldo Azevedo (uma estrela Michelin, Vila Foz, Porto) junta-se a Deolinda Fontaínha (Tasquinha da Linda, Viana do Castelo) para um jantar que combina alta cozinha com sabores do mar.
No sábado, dia 7, também às 19h00, a estrela Michelin Marlene Vieira (restaurante Marlene, Lisboa) apresenta um menu sofisticado e cheio de identidade.
No domingo, dia 8, às 13h00, Vítor Matos (duas estrelas Michelin, Antiqvvm, Porto) une-se a Maria do Céu Abreu (A Cozinha Velha, Ponte de Lima) para um almoço de sabores únicos e tradição reinventada.
O programa inclui cozinha ao vivo. A chefe Cristina Manso Preto desafia o público a cozinhar na masterclass participativa intitulada “Mãos na Massa”, que decorre sexta-feira às 18h15 e 20h15, sábado às 14h30, 17h30 e 19h30 e domingo às 14h30 e 18h15. Para os mais pequenos, há sessões especiais “Mini-Mãos na Massa”, com a Nutrir, às 13h45, de sábado e domingo.
Há ainda showcookings, com Luís Américo (Sala de Prova, Time Out Porto), sexta-feira, às 19h30; António Loureiro (Estrela Michelin, A Cozinha, Guimarães), sábado, às 16h00; Rafaela Louzada (Espaço Time Out Porto), sábado às 18h00; Julien Montbabut (Maison Albar Monumental Palace, Porto), domingo, às 15h00; e Joana Thony Horta (Maison Albar Monumental Palace, Porto), domingo, às 18h30.
No Essência Festival, ao longo dos três dias, o público vai poder explorar um conjunto de restaurantes e “food boxes”, com propostas que vão desde as tradições do Porto aos sabores do Minho, da fusão nipónica ao gelado reinventado. Na lista de participantes, está a Minhofumeiro.
Animação musical
No cartaz musical, na noite de sexta-feira, a partir das 22h00, sobem ao palco os HMB, com a banda liderada por Héber Marques a apresentar os seus maiores sucessos, incluindo “Amor é assim”.
No sábado, há dose dupla, com Kind of Queen, às 16h30, a levar público numa viagem pelos êxitos dos Queen, e às 21h00, Insert Coin, com João Paulo Sousa e Joel Rodrigues a animarem a noite com “hits” dos anos 80, 90 e 2000.
A partir das 16h30 de domingo, 8 de junho, Cassete apresenta “covers” enérgicos e nostálgicos da década de 80 para fechar o festival com ritmo e boas memórias.
O Vinhos Verdes Essência Festival é organizado pela Essência Company, com os apoios da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Câmara do Porto.