twitter

Município de Terras de Bouro apela ao fim do abandono de "lixo monstro" na via pública

Município de Terras de Bouro apela ao fim do abandono de "lixo monstro" na via pública
Fotografia DR

Redação

Publicado em 17 de maio de 2025, às 09:46

A autarquia relembra que tem disponível um serviço gratuito de recolha ao domicílio de “monos ou lixo monstro”.

O Município de Terras de Bouro lançou um apelo ao fim do abandono de "lixo monstro" na via pública.

Em comunicado, a autarquia refere que, “nos últimos meses tem-se vindo a assistir ao aumento do abandono indiscriminado na via pública de colchões, eletrodomésticos (frigoríficos, máquinas de lavar, televisões, etc.), mobílias velhas, entre outros resíduos volumosos, constituindo esta ação uma contraordenação, punível com coima, nos termos da legislação em vigor e do Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos do município”. Recorda ainda que “existem formas adequadas e gratuitas” para o descarte destes objetos volumosos, tornando-se “inqualificável” o despejo ilegal de resíduos na via pública

Os monos podem ser entregues diretamente pelos munícipes nos locais assinalados ou, em alternativa, podem solicitar a sua recolha ao Município para que seja agendado o levantamento dos resíduos em casa. Em ambos os casos o processo é gratuito. Para usufruir do serviço gratuito de recolha ao domicílio de “monos ou lixo monstro”, os munícipes devem apenas solicitar o mesmo através do Número 253 350 010 – Divisão de Obras Municipais, Água e Saneamento (dias úteis, das 9h00 às 17h00) ou requerer online, no site do município.

“Ao utilizar este serviço, em vez de abandonar os resíduos, estará a contribuir para que os espaços públicos permaneçam limpos e, consequentemente, para o bem-estar, segurança e saúde de todos”, conclui o Município.