Na manhã desta segunda-feira, 24 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou que o projeto da ligação por Metrobus entre Guimarães e Braga será apresentado numa próxima reunião do Executivo Municipal.
Este projeto, que prevê a construção de um canal dedicado para o Metrobus, inclui a possibilidade de evolução para Metro Ligeiro de Superfície, com uma posterior ligação à rede ferroviária de Alta Velocidade.
O anúncio foi feito durante a reunião do Executivo Municipal e confirmado na habitual conferência de imprensa a seguir. Domingos Bragança destacou a importância deste projeto, que não se destina apenas a melhorar a mobilidade dentro do concelho, mas que será também um eixo estruturante para o sistema urbano de Guimarães, servindo as populações ao longo do seu trajeto.
Uma obra estratégica e inovadora
O presidente da Câmara sublinhou que esta obra, com um custo estimado em mais de 300 milhões de euros, será inédita para o concelho de Guimarães. Além de facilitar a mobilidade interna, a nova infraestrutura permitirá a ligação ao eixo ferroviário de alta velocidade, que conectará o Porto a Vigo. Domingos Bragança confirmou ainda o compromisso do governo, tanto do anterior como do atual executivo, em garantir a execução do projeto.
"O projeto, que será apresentado na próxima reunião do Executivo Municipal, tem como base um estudo técnico elaborado pelo Professor José Mendes. Este é o projeto negociado com o governo, com o compromisso do financiamento garantido, e a solução inicial é a de um Metrobus", explicou o edil. A infraestrutura será projetada de forma a permitir, no futuro, a reconversão para um Metro Ligeiro de Superfície, caso seja necessário e considerado adequado.