A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira concluiu recentemente uma importante intervenção florestal no Chão de Vilar, na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, abrangendo uma área de cerca de 30 hectares. A operação, integrada no Plano de Gestão Florestal da Unidade de Gestão Florestal Quinta das Mineirinhas, resultou de uma candidatura ao PDR 2020 e contou com um investimento global de 120 mil euros, dos quais 101 mil euros foram comparticipados.
Reabilitação e recuperação ambiental
Localizada a menos de dois quilómetros do centro da vila, a área intervencionada encontrava-se predominantemente coberta por matos. O foco da intervenção foi a limpeza florestal e o aproveitamento das espécies folhosas existentes. Para áreas onde o povoamento florestal era escasso, foram introduzidas novas plantações, utilizando espécies autóctones como carvalhos, castanheiros, nogueiras bravas, freixos e cupressus. Este processo visa a reabilitação dos ecossistemas florestais, contribuindo para a melhoria da qualidade do solo, da água e da paisagem.
Além disso, a criação de espaços florestais mais diversificados e com arborizações em descontinuidade tem um efeito direto na redução do risco de incêndios e na prevenção de pragas e doenças, protegendo os valores ambientais da região.
Plano de Gestão Florestal de longo prazo
O Plano de Gestão Florestal da Unidade Florestal da Quinta das Mineirinhas, com uma duração prevista de 17 anos (até 2039), tem como objetivo a gestão sustentável dos espaços florestais e a implementação de um conjunto de medidas, ações e técnicas silvícolas. O plano está alinhado com os objetivos do Programa Regional de Ordenamento Florestal Entre Douro e Minho (PROF EDM) e com a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030. Através deste plano, espera-se promover a regeneração e a gestão responsável dos recursos florestais da região.
Beneficiação da rede viária florestal
Além da florestação e regeneração natural, a operação incluiu também a beneficiação de 6,2 quilómetros de rede viária florestal dentro da área do projeto, facilitando o acesso à zona e promovendo uma melhor gestão da área florestal.