twitter

CIM Cávado e Câmara de Lisboa assinam protocolo para promover inovação e empreendedorismo

CIM Cávado e Câmara de Lisboa assinam protocolo para promover inovação e empreendedorismo
Fotografia CM Barcelos

Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2025, às 17:49

Parceria visa estreitar laços entre as cidades, promovendo a internacionalização de start-ups e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o futuro.

A CIM Cávado e a Câmara Municipal de Lisboa firmaram ontem um Memorando de Entendimento com o objetivo de fortalecer parcerias em áreas-chave como inovação e empreendedorismo. O documento foi assinado por Ricardo Rio, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, e Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Antes da assinatura, realizou-se uma reunião de trabalho, que contou com a presença dos autarcas da CIM Cávado – Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde – focada no reforço da cooperação entre os territórios no domínio da inovação e competitividade. O encontro visou criar soluções que promovam um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo nas cidades, com a inovação a ser vista como motor de transformação em diversas áreas, desde a economia à mobilidade.

O Memorando agora assinado estabelece o compromisso de promover a troca de conhecimento e cooperar na internacionalização de start-ups, além de aumentar a inteligência dos territórios e o desenvolvimento de iniciativas para as cidades do futuro.

Ricardo Rio destacou a importância deste protocolo, sublinhando que a CIM Cávado vê com otimismo a oportunidade de estreitar laços com Lisboa, uma cidade que tem feito da inovação e do apoio ao empreendedorismo pilares do seu desenvolvimento. O presidente da CIM mencionou também o projeto I2C – Investimento e Inovação no Cávado, que visa reforçar a capacitação empresarial das PME na região.

Carlos Moedas, por sua vez, destacou o reconhecimento de Lisboa como a Capital Europeia de Inovação durante o ano de 2024, destacando os avanços trazidos pelo projeto da Fábrica de Unicórnios, que atraiu 14 unicórnios e mais de 70 empresas tecnológicas, criando milhares de oportunidades de emprego. Moedas sublinhou a importância da partilha de conhecimento entre cidades, afirmando que a inovação oferece melhores oportunidades e condições de vida para todos.