twitter

Certificação do arroz de sarrabulho consolida Ponte de lima como destino gastronómico

Certificação do arroz de sarrabulho consolida Ponte de lima como destino gastronómico
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2025, às 20:45

Prato classificado pela União Europeia vai estar em destaque no próximo fim de semana.

Ponte de Lima vai promover, entre sexta-feira e domingo, o fim de semana gastronómico dedicado ao Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, o primeiro com este prato plenamente classificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG).

O presidente da Câmara Municipal, Vasco Ferrraz, considera que este reconhecimento a nível nacional e europeu consolida a “vila mais antiga de Portugal” como «um destino gastronómico por excelência».

O autarca lembra que a Câmara Municipal, em parceria com a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana e a Confraria do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, desenvolveu o processo de registo deste prato típico com «o intuito de proteger o Arroz de Sarrabulho contra eventual utilização abusiva, imitação ou evocação, ou prática que pudesse induzir o consumidor em erro».

Na sequência deste processo, a 17 de janeiro de 2024 foi publicada em Diário da República a aprovação do registo nacional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como ETG. Posteriormente, a 29 de setembro, a iguaria foi registada pela União Europeia, tornando-se num dos cinco pratos na Europa classificados como ETG.

O edil destaca que foi «extraordinariamente difícil» conseguir esta designação, uma vez que o «leque de constituintes para a confeção deste prato é consideravelmente grande» e todos tiveram de ser verificados.

«Todo o trabalho desenvolvido valeu a pena e temos, agora, a certificação deste prato quer a nível nacional quer europeu, permitindo preservar o modo de transformação e composição que identifica uma prática tradicional de confecionar o prato, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente», afirma.

O responsável lembra que houve um conjunto de formações e de ações de capacitação do setor da restauração, desde a confeção até à apresentação do prato, para assegurar a qualidade da iguaria.

A partir deste momento, estão previstas ações de acompanhamento junto dos restaurantes para que estes possam exibir o selo de estabelecimento qualificado para servir o produto certificado.

 

Fim de semana alia gastronomia e animação

O programa do Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, que decorre entre 24 e 26 de janeiro, alia a gastronomia e vinhos em 31 restaurantes a um programa de animação, numa ação conjunta da Câmara Municipal com a Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

No sábado, a animação de rua “A Caravana” percorre as artérias do centro histórico, das 14h30 às 15h40, e o chefe Álvaro Costa realiza um “showcooking” do junto à Torre da Cadeia Velha, às 15h00.

No domingo, decorre a tradicional arruada pelo centro histórico, das 10h00 às 13h00, e há Cantares ao Desafio, a partir das 15h30, no Largo de Camões.

O CLAC – Clube Limiano de Automóveis Clássicos vai marcar presença com “Clássicos ao Sarrabulho”, o desfile de carros clássicos, às 9h30 de domingo, na Alameda de São João.

Ao longo do fim de semana, são oferecidas condições especiais na estadia, com as unidades hoteleiras aderentes ao projeto a atribuírem um desconto de 10% em alojamento, nas noites de sexta-feira e sábado. Por seu turno, os restaurantes aderentes oferecem um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo.

 

Produto protegido a nível europeu

O Boletim Informativo da Representação da Comissão Europeia em Portugal indicou, hoje, que o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima vai ser acrescentado à lista de 3 639 produtos protegidos a nível europeu.

Este é «um prato cozinhado que se apresenta com duas partes distintas: um arroz malandro, não empapado, com bastante calda de cor castanha escura, sem coágulos e onde sobressai a presença de carne desfiada, acompanhado de várias carnes e enchidos», refere.

A publicação acrescenta que «é confecionado na região do Alto Minho, que ostenta uma gastronomia muito própria e povoada de rituais. A habilidade, experiência e gosto, aliados ao esmero e dedicação de cada cozinheira(o), permitiram difundir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, mantendo a originalidade e autenticidade dos seus vários componentes».