O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, visitou ontem as obras de remodelação da Unidade de Saúde de Apúlia.
Durante a visita técnica, o autarca interirou-se dos pormenores da intervenção, com uma duração prevista de 161 dias, que permitirá uma melhor organização funcional dos espaços, instalando uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados.
O valor total da empreitada é de aproximadamente 750 mil euros, tendo uma comparticipação de cerca de meio milhão de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
«Todas as obras no nosso concelho são importantes. Mas há algumas que são absolutamente prioritárias e que merecem toda a nossa atenção e empenho, pelo impacto direto que têm nas respetivas comunidades. Esta obra é disso um bom exemplo, estando já no terreno e a ser executada, tal como sempre afirmamos. O seu encerramento não foi responsabilidade deste Município, mas com a nossa determinação e trabalho, seremos nós a assegurar a sua reabertura, tal como nos comprometemos com a população de Apúlia», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, durante a visita que realizou à obra, juntamente com os vereadores do executivo e o presidente da União de Freguesias de Apúlia e Fão.
Segundo a autarquia, a Unidade de Saúde de Apúlia está encerrada desde 1 de dezembro de 2022, «após denúncias dos profissionais de saúde, apontando a deterioração da qualidade do ar».
Esta intervenção insere-se na Reforma dos Cuidados de Saúde Primários que o Município de Esposende está a concretizar.
«Com estas obras serão atendidos os requisitos técnicos inerentes ao desempenho energético e ao correto dimensionamento de um edifício quase centenário e que, em tempos, foi escola primária», refere a nota de imprensa da edilidade.