twitter

Alvarinho de Melgaço ganha medalha de ouro na Alemanha

Fotografia Divulgação

Redação

Publicado em 10 de abril de 2024, às 18:26

Frankfurt International Trophy 2024

O Alvarinho Reserva Dona Paterna 2022 ganhou uma medalha de ouro no concurso Frankfurt International Trophy 2024, considerado o maior concurso internacional de vinhos realizado na Alemanha.

O concurso contou com a participação de 4.000 amostras de 49 países: 2600 vinhos, 650 cervejas e 720 bebidas espirituosas. Estiveram presentes 511 provadores de todo o mundo.

Segundo explica o comunicado enviado ao Diário do Minho, o vencedor é produzido a partir das vinhas mais antigas da marca Dona Paterna, em Melgaço, plantadas em 1974, o Alvarinho Reserva 2022 fermentou e estagiou durante dez meses em casco de carvalho francês, seguindo-se um estágio em garrafa de cinco meses em cave. 

 

O Alvarinho Reserva Dona Paterna 2022 está no mercado desde dezembro de 2023, conta com número limitado a 1998 garrafas, todas elas numeradas, e produzido sob a orientação e avaliação do enólogo Fernando Moura. 

«O Alvarinho Reserva Dona Paterna traduz e representa o melhor das nossas vinhas de alvarinho. E este reconhecimento, numa competição tão prestigiada, comprova-o. A medalha de ouro é muito mais do que um prémio. É a validação do compromisso da Dona Paterna em oferecer vinhos de qualidade. Mas é, também, um tributo ao trabalho e dedicação da nossa equipa. Cada garrafa de Alvarinho Reserva 2022 reflete o cuidado e o know-how de todos aqueles que têm, ao longo destes anos, colaborado com a Dona Paterna», refere o produtor, Carlos Codesso.  

O Alvarinho Reserva Dona Paterna 2022 é recomendado para acompanhar saladas, mariscos, peixes e variadas carnes e recomenda-se que seja consumido a 11 e 12ºC. Apresenta cor amarela citrina, aroma elegante e persistente, com nuances de barrica, mantendo a frescura e a fruta da casta alvarinho.  

O vinho está à venda em diferentes garrafeiras do país, a partir de 22,50 euros.