twitter

«2024 foi o melhor ano desportivo da nossa história»

Fotografia SCB

José Costa Lima

Jornalista

Publicado em 21 de janeiro de 2025, às 00:07

António Salvador no encerramento da Gala Legião de Ouro

A Gala Legião de Ouro encerrou hoje as comemorações dos 104 anos de história do SC Braga. Um momento partilhado em família e que tem como finalidade entregar diferentes prémios a várias personalidades e entidades. No final do evento, que decorreu na Arena AMCO, António Salvador frisou que 2024 foi «o melhor ano da história» do clube.
«Quem nos conhecesse unicamente por esta Gala não deixaria de notar a riqueza histórica e social deste clube. Como não deixaria de adivinhar o seu entusiasmante futuro. Hoje o SC Braga é nacional. De Norte a Sul do País, interior e litoral, centenas de crianças e jovens crescem com este símbolo, todos os dias, e encontram nesta casa a sua ambição desportiva, mas acima de tudo uma base social e educativa. Quem nos conhecesse apenas por esta Gala não deixaria de imaginar quão forte e quão grande poderá ser, no futuro, um Clube que tem uma Cidade Desportiva como a que nós temos. Mas, acima de tudo, não deixaria de se impressionar com o Clube que já somos no presente. Permitam que partilhe convosco a grande emoção que foi para mim o momento em que tivemos neste palco as conquistas que alcançámos ao longo do último ano. 2024 foi o melhor ano desportivo da história do SC Braga. Repito: o melhor ano desportivo da história do Sporting Clube de Braga», discursou o presidente. 
«Ganhámos no futsal sénior masculino, onde nunca tínhamos vencido, e logo a dobrar. Ganhámos no atletismo, no boccia, no karaté, no boxe e kickboxing, na natação e no taekwondo. Ganhámos nos seniores e na formação. No masculino e no feminino. Ganhámos mais do que nunca. No masculino e no feminino. Ganhámos mais do que nunca», juntou, lançando um repto aos presentes. 
«O Sporting Clube de Braga que defendo e no qual acredito é um clube que continuará a crescer, fiel às suas raízes e zeloso da sua memória. É um clube plural, de todos, nacional e internacional. É um clube inconformado, que sabe que os recordes que bateu em 2024 são curtos para a ambição de 2025. Conto com todos para cumprirmos o nosso destino». 
Salvador deixou ainda elogios a Pedro Proença e Fernando Gomes, realçando que o SC Braga que defende «é um clube que não confunde independência com isolamento». 
«Reconhecemos nesta gala o trabalho que Pedro Proença tem desenvolvido à frente da Liga Portugal e da associação das ligas europeias. Reconhecemos em Pedro Proença uma dedicação ímpar, um espírito obstinado e uma capacidade rara. Fernando Gomes encerra dentro de dias um ciclo que ficará gravado a ouro na história do desporto nacional. A sua liderança convicta, a sua visão assertiva e a sua capacidade transformadora são a base do enorme sucesso que hoje se associa, internacionalmente, ao futebol português e em particular às seleções nacionais».

 

Os galardoados

Gverreiro de Mérito e Excelência – Fernando Gomes (FPF)
Treinador do Ano – Joel Rocha (Futsal) e Pedro Pires (sub-19)
Gverreiro Reconhecimento – Dolores Silva (Futebol Feminino)
Gverreiro Cidade Desportiva – Jónatas Noro (Futebol)
Parceiro do Ano – Grupo Acrescentar
Gverreiro de Honra – Pedro Proença (Liga Portugal)
Revelação do Ano – Leonor Coelho (Voleibol)
Atleta do Ano – Tiago Brito (Futsal)
Jovem Atleta do Ano: Leonor Gonçalves (Karasté)
Homenagem Sócio Diamante: Joaquim da Costa
Gverreiro Saudade: José Maria Azevedo

 

Joel Rocha 
«É um momento especial e agradeço ao Sp. Braga enquanto instituição este reconhecimento, que personifica numa pessoa que é para lá de um treinador e de um líder de uma equipa. Gostaria de partilhar este prémio com os nossos atletas, porque são eles que confiam, que correm e me aturam todos os dias. Sou vosso fã [dirigindo-se aos atletas], mas amanhã há treino na mesma [risos]. Estou grato pelo convite que me fizeram, por estar tão feliz neste momento. O meu obrigado ao presidente do Sp. Braga pelas condições de excelência que temos ao dispor. Braga é a minha casa há três anos, o Sp. Braga é o meu clube de coração, de gratidão e obrigado aos adeptos que nos acompanham para todo o lado».

 

Pedro Pires 
«43 anos de sócio, 25 de funcionário nesta instituição. Há inúmeros agradecimentos a fazer, em primeiro lugar ao presidente, que nos dá condições de excelência, em segundo aos jogadores, obreiros pelo prémio, ao meu staff, que me ajuda, à minha família e filhos e, por último, ao meu opai, fá incondicional, que não perde um jogo e que me incutiu o que é ser braguista».

 

Bisneto de José Maria Azevedo leu mensagem

José Maria Azevedo, jogador que mais jogos realizou com a camisola do SC Braga (409) foi homenageado a título póstumo com o Galardão Gverreiro Saudade. O prémio foi entregue à filha, Manuela Azevedo e ao bisneto, Eduardo Gonçalves Bessa Peixoto, que leu uma mensagem comovente. «O Zé Maria é e sempre será Braga e o Braga sempre será Zé Maria», terminou.