twitter

Portugal inicia qualificação em busca do tricampeonato europeu de futsal

Portugal inicia qualificação em busca do tricampeonato europeu de futsal
Fotografia FPF

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 11 de dezembro de 2024, às 10:39

Portugal inicia na sexta-feira a qualificação para o Europeu de 2026 de futsal, com o encontro em Andorra a marcar o arranque da caminhada rumo a um possível terceiro título consecutivo.

Integrado no Grupo 7 da fase de qualificação, a equipa das ‘quinas’, que venceu os dois últimos Europeus, parte como clara favorita ao primeiro lugar da ‘poule’, que dá acesso direto à fase final de 2026, que se vai disputar na Letónia e Lituânia, de 18 de janeiro a 08 de fevereiro.

Portugal, segundo do ranking mundial, vai defrontar três equipas fora do top 20 mundial, com os Países Baixos (26.º) a serem, em teoria, o adversário mais complicado, encontrando ainda Macedónia do Norte (58.ª) e Andorra (68.ª).

O arranque da qualificação surge cerca de dois meses depois da surpreendente eliminação no Mundial2024, no qual Portugal também defendia o título, frente ao Cazaquistão, por 2-1, logo nos oitavos de final.

Os comandados de Jorge Braz procuram a 10.ª qualificação consecutiva para a fase final de um Europeu, no qual, além dos títulos em 2018 e 2022, tem ainda uma final perdida para a Espanha (4-2), em 2010, e duas presenças em meias-finais (2007 e 2014).

Para os dois primeiros encontros da fase de qualificação, frente a Andorra na sexta-feira e depois em casa com os Países Baixos, na Póvoa de Varzim, em 18 de dezembro, o pivô Zicky Té, que regressou à competição recentemente após lesão, é a grande ausência.

Tomás Paçó, que fraturou um pé, também ficou fora das escolhas de Jorge Braz, enquanto Pauleta acabou por também ser dispensado por lesão, sendo chamado para o seu lugar Neves, numa lista em que o guarda-redes Diogo Basílio faz a estreia absoluta na seleção principal.

Em relação aos convocados para o Mundial2014, saíram ainda da lista o guarda-redes André Correia e Fábio Cecílio, entrando o guarda-redes Cristiano, Diogo Santos e Silvestre Ferreira.

Depois dos dois primeiros jogos de qualificação, Portugal só volta a jogar em 2025, com uma visita a Macedónia do Norte (31 de janeiro), que recebe em 05 de fevereiro, jogando novamente em casa com Andorra (07 de março) e fechando o apuramento nos Países Baixos (12 de março).

Caso falhe o apuramento direto, para estar no Europeu, Portugal vai ter de ser um dos melhores oito segundos classificados para poder disputar um play-off final de acesso.