twitter

Jovens de Braga apreendem importância da cidadania ativa, democracia e voluntariado

Fotografia Francisco de Assis

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 14 de outubro de 2025, às 20:58

No âmbito da Semana Europeia da Democracia Local, que começou hoje na Biblioteca Lúcio Craveiro, foram entregues diplomas do Voluntaria-te

A Semana Europeia da Democracia Local arrancou esta tarde, em Braga, num evento em que se pretende que os jovens e os cidadãos em geral reforcem e apreendam a importância da cidadania ativa, da  participação democrática e dos valores do voluntariado. A iniciativa começou na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com a entrega dos certificados “Voluntaria-te – Edição de Verão”.
A sessão de abertura contou com a presença de Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e uma das mentoras do projeto Voluntaria-te; Altino Bessa , vereador do Ambiente e futuro vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, assim como os parceiros do programa, nomeadamente a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a Quinta Pedagógica, a Unidade de Política Animal e a Unidade do Ambiente da Câmara de Braga.
Entidades que, juntamente com cerca de 50 jovens, receberam certificados no âmbito do projeto Voluntaria-te.
Ao dirigir-se aos presentes, Sameiro Araújo, que está de saída da Câmara de Braga, fez questão de agradecer a todos os jovens que participaram ativamente no programa, levando apoio, alegria a muitas instituições, além do combate à solidão, inclusivamente em lares de idosos.
A primeira palavra da vice-presidente da Câmara foi de gratidão. Sameiro Araújo incentivou os jovens a continuar a participar nos programas de voluntariado. E elogiou o trabalho em rede, considerando que faz com que Braga seja um concelho mais feliz.