twitter

Braga com ambição reforçada para obter estrelas Michelin

Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2025, às 11:13

"Braga reúne condições únicas, desde a qualidade dos produtos regionais à criatividade dos nossos chefes".

O adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, Pedro Couto Soares, considera que a visibilidade que está inerente à Gala Michelin incentiva os profissionais da restauração a investirem na sustentabilidade, na inovação e na excelência, fatores decisivos para a obtenção de futuras distinções na cidade. 

«Sabemos que Braga reúne condições únicas, desde a qualidade dos produtos regionais à criatividade dos nossos chefes, que podem levar a cidade a figurar nos mais altos patamares da gastronomia. Esta ambição de haver espaços com estrelas Michelin na cidade contribui para o crescimento e para a qualificação do setor, em benefício de todos: restaurantes, produtores locais, visitantes/turistas e a própria comunidade», declara. 

Relativamente ao tema do debate que vai decorrer no próximo dia 18, no Theatro Circo, a partir das 11h00, este responsável salienta que «a gastronomia e os vinhos são elementos fundamentais da cultura e identidade locais, e funcionam como elementos catalisadores de desenvolvimento turístico». 

«O debate em torno destes temas permite reforçar a importância da inovação e da valorização das tradições culinárias, ao mesmo tempo que abre espaço para a partilha de experiências e para a promoção dos produtos da nossa região», defende. 

«A escolha de Braga como Capital Portuguesa da Cultura 2025 reforça a importância de destacar todas as vertentes do nosso património, onde se incluem, naturalmente, a gastronomia e o vinho. São expressões culturais ricas e uma herança histórica da nossa região. Integrar a componente gastronómica e vínica no âmbito das celebrações culturais permite-nos mostrar, de forma mais abrangente, a diversidade e autenticidade de Braga, bem como valorizar a cozinha local e regional como parte fundamental da nossa identidade», diz

A Gala Michelin decorre a 25 de fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, numa cerimónia que vai reunir cerca de 500 convidados, com um jantar confecionado por chefes da região já detentores de estrelas do famoso guia de restaurantes.